Oi :)
Para realizar a pesquisa netnográfica, vale prestar atenção nas fases que o Robert Kozinets nos apresentou nas suas primeiras publicações (parece que virão novidades por aí numa nova versão do livro Netnografia).
A Ciência é viva e seu conceito segue em construção
As fases da Netnografia:
• Entrée cultural: inserção no meio através das comunidades e sites;
• Coleta e análise dos dados: a coleta pode ser de três formas (cópia das conversações nas comunidades online, observação das práticas comunicacionais dos membros das comunidades e dados levantados individualmente por meio de entrevistas)
• Ética de pesquisa: identificação do pesquisador como tal e objetivos da pesquisa – este aspecto, em alguns ambientes, se torna indevido.
• Feedback e checagem de informações com os membros das comunidades: ação que legitima e dá credibilidade ao trabalho.
O podcast que fizemos para o pessoal do Papo de Mídia é este aqui
Mais ou menos por aí :)
Pra consultar, texto de março de 2010, KOZINETS, Netnografia: a arma secreta dos profissionais de marketing.
Caso tenha interesse em conhecer uma pesquisa que fizemos com usuários de 4 marcas nacionais específicas de cosméticos, acesse este link no Pinterest.
Commenti