top of page
  • Foto do escritorCarlei Nunes

A Ciência do Marketing

Atualizado: 3 de nov. de 2019

Te conto que faz um tempo que a gente pensa, escreve, fala, concorda, cala, sobre: a ciência do marketing.


E parecia que o dia de começar a publicar não ia chegar.


Quem tá nessa?


Eu, o Júlio e mais quem gosta do assunto que trata da mistura incrível (e nem sempre tão possível) de análise científica e vivência de mercado.


Por quê?


Porque sentimos falta de ter acesso e discutir artigos científicos de marketing digital.


Porque é bom quando a gente consegue unir as duas grandezas – academia e mercado.


Na real, percebemos que os artigos científicos são textos quase inatingíveis: neste instante não consigo acessar uma base de dados como a Elsevier ou a Ebsco, daqui onde estou, porque não tenho uma conta que me permita visualizar e baixar os arquivos em pdf. Pra isso eu preciso ir presencialmente até a biblioteca de alguma universidade – prefiro as públicas, tem bases de dados mais completas – e lá consigo acesso à rede pela internet e então consigo fazer minha pesquisa conforme meus interesses e palavras-chave definidas.


O que nos inquietou foi que temos acesso a esse conteúdo e não fazemos nada. Não fazíamos. Até ontem, ok.


O que vamos fazer de fato?


Trazer a cada 15 dias um podcast + conteúdo extra tratando dos aspectos mais diversos do marketing e do marketing digital.


Qual a base de cada encontro: um artigo científico de marketing digital que trate de tema específico que vamos escolher por nossa livre preferência – se você quiser contribuir com algum tema que te agrade ou que esteja pesquisando, pode comentar aqui embaixo.


Hoje falamos de como se começou a pensar no marketing como uma ciência mesmo. Tudo tem um início.


Ouve aqui no nosso podcast nº 1 pra entender da origem na psicologia e na matemática do marketing.


Uns links importantes para você acessar enquanto está ouvindo – ou não.


01:19′ – The psichology of advertising (1908) Walter Dill Scott | a relação de princípios de psicologia com publicidades bem sucedidas

01:55′ – The law of retail gravitation (1931) William Jay Relley | fórmula matemática definida para criação de previsões de consumo

02:42′ – The practice of Management (1954) Peter Drucker | a primeira vez que se fala em marketing em uma publicação oficial

03:32′ – Miopia em Marketing – Harvard Business Review () Theodore Levy | a satisfação dos clientes garantida

04:34′ – Administração de Marketing (1967) Philip Kotler | o marketing visto como um sistema de diferentes informações

____


No próximo podcast o papo é sobre as revistas científicas, o que são e por que são tão importantes para o conhecimento científico.


Esse conteúdo que nos dispomos a fazer é pra quem tem mesmo interesse em saber mais sobre o marketing como ciência. A gente sabe que, se você chegou até aqui, provavelmente não foi porque esbarrou no conteúdo, mas porque estava procurando por algo. Tomara que aqui você encontre o que procura.E se estivermos perto do que você busca, dá um toque que podemos desenvolver algo juntos.


**Pra você saber: para acessar uma base de dados, vai ter que ir para um lugar que assine o conteúdo, como bibliotecas de universidades públicas. Quando você acessa a base de dados logado no wifi de lá, ele reconhece a fonte e libera o acesso ao conteúdo das mais diversas revistas científicas, recheadas de artigos ;D


Beijo e tudo de bom,


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page