Revistas Científicas - A Ciência do Marketing

Opa! Chegamos no 2º podcast e esse é um bom sinal :)


No 1º podcast falamos do início do marketing como ciência social.


Hoje o papo vai tratar das revistas científicas. Toda a publicação científica circula por elas e é importante saber do que se tratam.


Ouça agora o podcast que explica o que são as revistas científicas:


00:30′ Como comentamos, criamos o Ciência do Marketing para falar mais da produção científica de marketing digital que nos interessa tanto.


00:47′ As revistas científicas são bem diferentes das revistas que conhecemos e encontramos nas bancas de revistas. Nem sempre são impressas, com nada ou quase nada de fotos. Sem celebridades também. Elas servem para materializar o conhecimento acadêmico, apresentar novas pesquisas científicas, promover métodos utilizados e descobertas realizadas. Elas são um registro que autentica o que foi realizado pelo pesquisador.


01:52′ Quem pode submeter sua produção científica são as pessoas que seguem metodologias científicas bem específicas e que conseguem detalhar tudo o que fizeram e quais resultados atingiram. Isso é para ser feito de forma que qualquer outra pessoa que se interesse deve ser capaz de replicar a mesma pesquisa em outro grupo de pessoas (ou eventos ou amostras, etc).


02:47′ Nas revistas científicas acontece o que chamamos de revisão por pares, ou seja, os proponentes são avaliados por alguém que tenha uma nivelação acadêmica parecida – e, normalmente, ambos ficam no anonimato um para o outro.


02:55′ Falamos também da origem das revistas científicas, com o Journal des Savants da França e o Philosophical Transactions of the Royal Society da Inglaterra.


03:20′ Os elementos que compõem uma revista científica são ditados por cada publicação que dá um limite de páginas e ordena como se deve construir o pensamento, mas partem normalmente de uma sequência básica:

título | resumo | palavras-chave | introdução | referencial teórico | metodologia científica | resultados | considerações finais | referencial bibliográfico


04:48′ A classificação das revistas científicas aqui no Brasil é o Qualis-Periódicos.

Cada área do conhecimento tem um grupo, um comitê que avalia e categoriza as revistas de acordo com várias premissas determinadas anteriormente. Tudo para tentar organizar quais as revistas que são mais relevantes para a área, de acordo com o nível dos artigos publicados e demais elementos determinados. Os periódicos mais relevantes do mundo são qualificados como A1. Depois vem A2, B1, B2, B3, B4 e B5. Até chegar no C, que tem peso zero.


05:40′ Na grande área de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO encontramos 2645 revistas do Brasil e do mundo onde vc pode publicar sua produção científica. A lista delas completa você confere aqui na Capes mesmo ou então pode fazer o download do pdf que fizemos.

254 A1 | 317 A2 | 364 B1 | 304 B2 | 464 B3 | 770 B4 | 111 B5 | 61 C


06:08′ Dessas todas, apenas 36 têm o MARKETING no nome. Olha só quais são (se quiser salvar o pdf com todas elas, pega aqui):


Quadro 1: Código, classificação, links e relação com base de dados das revistas científicas de administração


QUALIFICAÇÃO DAS REVISTAS CIENTÍFICAS DE ADMINISTRAÇÃO

Código NOME Qualis Base de dados

0309-0566 EUROPEAN JOURNAL OF MARKETING A1 Emerald Insight

0019-8501 INDUSTRIAL MARKETING MANAGEMENT A1 Elsevier

0265-2323 INTERNATIONAL JOURNAL OF BANK MARKETING A1 Emerald Insight

0167-8116 INTERNATIONAL JOURNAL OF RESEARCH IN MARKETING A1 Elsevier

0265-1335 INTERNATIONAL MARKETING REVIEW A1 Emerald Insight

1094-9968 JOURNAL OF INTERACTIVE MARKETING A1 Elsevier

0022-2429 JOURNAL OF MARKETING A1 AMA – American Marketing Association

0092-0703 JOURNAL OF THE ACADEMY OF MARKETING SCIENCE A1 Springer

0263-4503 MARKETING INTELLIGENCE & PLANNING A1 Emerald Insight

0742-6046 PSYCHOLOGY & MARKETING (PRINT) A1 Wiley

0885-8624 THE JOURNAL OF BUSINESS & INDUSTRIAL MARKETING A1 Emerald Insight

0887-6045 THE JOURNAL OF SERVICES MARKETING A1 Emerald Insight

1750-6123 INTERNATIONAL JOURNAL OF PHARMACEUTICAL AND HEALTHCARE MARKETING (PRINT) A2 Emerald Insight

1464-6668 INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORTS MARKETING & SPONSORSHIP A2 Emerald Insight

1045-4446 JOURNAL OF FOOD PRODUCTS MARKETING A2 Taylor and Francis online

0896-1530 JOURNAL OF INTERNATIONAL CONSUMER MARKETING A2 Taylor and Francis online

1533-2675 JOURNAL OF RELATIONSHIP MARKETING (ONLINE) A2 Taylor and Francis online

2042-6763 JOURNAL OF SOCIAL MARKETING A2 Emerald Insight

0267-257X MM. JOURNAL OF MARKETING MANAGEMENT A2 site próprio

1474-7979 ADVANCES IN INTERNATIONAL MARKETING B1 Emerald Insight

2177-5184 REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING B2 site próprio

2177-5184 REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING B2 site próprio

2317-6466 CADERNO PROFISSIONAL DE MARKETING B3 site próprio

2146-4405 INTERNATIONAL REVIEW OF MANAGEMENT AND MARKETING B3 site próprio

2165-3887 ATLANTIC MARKETING JOURNAL (ONLINE) B4 site próprio

2447-7451 INTERNATIONAL JOURNAL OF BUSINESS MARKETING B4 site próprio

2182-9306 INTERNATIONAL JOURNAL OF MARKETING, COMMUNICATION AND NEW MEDIA B4 site próprio

2333-6099 JOURNAL OF MARKETING MANAGEMENT (ONLINE) B4 site próprio

1534-973X MARKETING MANAGEMENT JOURNAL B4 site próprio

1121-4228 MICRO & MACRO MARKETING B4 RivisteWeb

0873-2949 REVISTA PORTUGUESA DE MARKETING (PORTO) B4 site próprio

2374-5134 SOP TRANSACTIONS ON MARKETING RESEARCH B5 Scientific online

1806-2539 MARKETING INDUSTRIAL C site próprio

2317-0123 PMKT – Revista Brasileira de Pesquisa de Marketing, Opinião e Mídia C site próprio

1983-9456 PMKT: REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISAS DE MARKETING, OPINIÃO E MÍDIA C site próprio


Esperamos que as informações tenham sido úteis para você.


*Se tiver alguma dúvida ou consideração, o espaço para comentários está liberado ;D

**No próximo podcast vamos falar dos últimos 15 anos de pesquisas científicas sobre DIGITAL, SOCIAL MEDIA e MOBILE MARKETING com um artigo bem completo publicado no Journal of Marketing que é categorizado como A1 pelo Qualis.


Beijo e tudo de bom,


Cárlei Nunes e Júlio Gianvechio


0 visualização

Como

Podemos

Ajudar?