Te conto que faz um tempo que a gente pensa, escreve, fala, concorda, cala, sobre: a ciência do marketing.
E parecia que o dia de começar a publicar não ia chegar.
Quem tá nessa?
Eu, o Júlio e mais quem gosta do assunto que trata da mistura incrível (e nem sempre tão possível) de análise científica e vivência de mercado.
Por quê?
Porque sentimos falta de ter acesso e discutir artigos científicos de marketing digital.
Porque é bom quando a gente consegue unir as duas grandezas – academia e mercado.
Na real, percebemos que os artigos científicos são textos quase inatingíveis: neste instante não consigo acessar uma base de dados como a Elsevier ou a Ebsco, daqui onde estou, porque não tenho uma conta que me permita visualizar e baixar os arquivos em pdf. Pra isso eu preciso ir presencialmente até a biblioteca de alguma universidade – prefiro as públicas, tem bases de dados mais completas – e lá consigo acesso à rede pela internet e então consigo fazer minha pesquisa conforme meus interesses e palavras-chave definidas.
O que nos inquietou foi que temos acesso a esse conteúdo e não fazemos nada. Não fazíamos. Até ontem, ok.
O que vamos fazer de fato?
Trazer a cada 15 dias um podcast + conteúdo extra tratando dos aspectos mais diversos do marketing e do marketing digital.
Qual a base de cada encontro: um artigo científico de marketing digital que trate de tema específico que vamos escolher por nossa livre preferência – se você quiser contribuir com algum tema que te agrade ou que esteja pesquisando, pode comentar aqui embaixo.
Hoje falamos de como se começou a pensar no marketing como uma ciência mesmo. Tudo tem um início.
Ouve aqui no nosso podcast nº 1 pra entender da origem na psicologia e na matemática do marketing.
Uns links importantes para você acessar enquanto está ouvindo – ou não.
01:19′ – The psichology of advertising (1908) Walter Dill Scott | a relação de princípios de psicologia com publicidades bem sucedidas
01:55′ – The law of retail gravitation (1931) William Jay Relley | fórmula matemática definida para criação de previsões de consumo
02:42′ – The practice of Management (1954) Peter Drucker | a primeira vez que se fala em marketing em uma publicação oficial
03:32′ – Miopia em Marketing – Harvard Business Review () Theodore Levy | a satisfação dos clientes garantida
04:34′ – Administração de Marketing (1967) Philip Kotler | o marketing visto como um sistema de diferentes informações
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No próximo podcast o papo é sobre as revistas científicas, o que são e por que são tão importantes para o conhecimento científico.
Esse conteúdo que nos dispomos a fazer é pra quem tem mesmo interesse em saber mais sobre o marketing como ciência. A gente sabe que, se você chegou até aqui, provavelmente não foi porque esbarrou no conteúdo, mas porque estava procurando por algo. Tomara que aqui você encontre o que procura.E se estivermos perto do que você busca, dá um toque que podemos desenvolver algo juntos.
**Pra você saber: para acessar uma base de dados, vai ter que ir para um lugar que assine o conteúdo, como bibliotecas de universidades públicas. Quando você acessa a base de dados logado no wifi de lá, ele reconhece a fonte e libera o acesso ao conteúdo das mais diversas revistas científicas, recheadas de artigos ;D
Beijo e tudo de bom,
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