Como

Podemos

Ajudar?

Você sabe o que são os contratos visuais?

Esse foi um tema que apareceu na nossa vida de forma casual para atender a demanda de um cliente.

Para uma entrega coerente, passamos a estudar o tema. E que tema!

Sentimos que seria perfeito unir nossa experiência com:

A condução de processos de inovação (design thinking, sprint, scrum, dentre outros), 

+

A habilidade de comunicação e design de anos de Circulae 

+

O Direito (sim, a Cárlei Nunes que é a nossa gestora de mkt digital tem graduação em Direito pela PUC-RS e é advogada licenciada).

Visual Law, Legal Design, Visual approach to Law... Muitos são os olhares para esta tendência que se consolida a cada dia para a área do Direito.

 

O assunto não é tão novo assim, em 1995 Ethan M. Katsh anteviu a necessidade de tratar da temática com o livro Law in a digital world. Ele especificamente tratou do impacto do crescimento da cultura visual para iniciativas texto-orientadas, como o Direito.

 

Em 2013 o livro Law, Culture and Visual Studies, organizado por Anne Wagner e Richard K. Sherwin trouxe vários autores que trataram da temática de elementos visuais e o Direito. No ano seguinte Colette R. Brunschwig publicou "On Visual Law" e trouxe diferentes análises e alguns questionamentos relevantes: "como imagens podem ser incorporadas a peças legais?". 

Como respostas, tratou da relação advogado-cliente, que pode envolver a criação de mapa que auxilia na tomada de decisão dos caminhos a seguir. Também abordou que o uso de imagens pode ser positivo na comunicação de direitos e deveres das partes. Outro uso importante é o proposto em contratos privados, com o uso de imagens e números que podem ser usados para mostrar possibilidades.

Aqui é que entra nosso conhecimento empírico. Com o desenvolvimento de contratos visuais, temos a chance de facilitar o entendimento das peças para todos que a receberem. A ideia é deixar mais visual, fácil e democrático o conhecimento do teor das diferentes cláusulas que regem a relação entre as partes.

A visualização oportuniza a transmissão das informações, com estímulo à reflexão do que se trata.