BLOG

 
Com um relógio de cozinha você pode aumentar sua produtividade nas atividades profissionais e estudantis

Um pomodoro pra chamar de seu (e fazer o download)

Em muitos encontros, bate-papos e na sala de aula, comento com as pessoas sobre o POMODORO (!) – um método de gestão do tempo que garantiu a criação da minha dissertação do mestrado. Quem me falou dele lá em 2010 foi a dadivosa Ana Paula Araújo do blog Rockndazs.

Ele simplesmente mudou minha vida.

Para uma pessoa que é completamente curiosa, a concentração é um troço difícil, sabe?

Curto muito trabalhar, mas bastava aparecer uma notificação de e-mail (naquela época nem sequer pensávamos em Whatsapp) ou ouvir um som diferente pra eu me perder completamente… Um projeto que poderia bem levar 3 horas, levava dois dias pra ser finalizado, normalmente aos 45 do segundo tempo.

Isso no passado.

Vamos ao que interessa: o Pomodoro é barbadinha!

Ingredientes:

– 1 relógio com timer ou despertador;

– 1 copo de água (sede não se passa em momento algum, ok);

– conjunto clássico de papel e caneta, ou lápis ou lápis de cor ou Keynote, ou Evernote, ou whatever que vc use para anotar;

– se achar interessante, uma agenda da semana ou do dia, com divisões a cada 30 minutos (temos um modelinho disponível pra vc logo abaixo).

Modo de preparo de você mesmo:

Divida sua agenda em períodos de 30 minutos.

Durante 25 minutos você SÓ vai focar numa coisa.

Eu faço assim > preciso entregar hoje uma análise. Entendo que vai levar em média 3 horas pra que ela fique pronta (desde definição dos itens fundamentais, redação, inclusão de imagens, revisão e enfim o tão esperado envio). Vou dedicar 7 pomodoros de 25 minutos. Os 5 minutos finais de cada bloco de 30 aproveito para fazer outras coisas: levanto, dou uma volta, ligo para o dentista… enfim… microações que precisam ser realizadas pra agilizar a rotina.

Esse modelinho de planilha semanal foi desenvolvido por nós e caso vc queira baixar, clica aqui. Prefiro fazer anotações a lápis, porque sei que a vida é dinâmica e posso vir a alterar um compromisso marcado.

Tem um espaço dedicado para o campo “Foco”: nele deixo claro pra mim mesma o que é meu objetivo no dia.

pomodoro png pro blog

Anote tudo o que vier perturbar sua concentração.

Pra isso, o lápis e a caneta. O que acontece é que você senta todo lindo (ou linda) na frente da tela só pra fazer isso e 2 minutos depois, lembra que precisa dizer pro seu primo que é pra comprar legumes pro churrasco do final de semana que um convidado não come carne. Liga pro primo, avisa dos legumes, já fica sabendo do que rolou ontem na família, dão aquelas boas risadas e… até que você volte a se concentrar, já se passaram 8 minutos.

2 + 8 = 10 – 25 = só sobraram 15 pra atividade.

Depois você lembra de pagar a luz via internet banking, ah, é tão rapidinho… Passa no Facebook porque afinal de contas, ninguém precisa virar máquina… Vê um vídeo incrível de onda alucinante lá do outro lado do mundo e, quando vê, cheio de desculpas, lá se foram os 25 minutos e, provavelmente muito mais.

No início, respeite os 25 minutos bem certinho e, com os 5 restantes, faça o que tiver que ser feito.

Fácil não é, mas garanto que depois de uma semana de uso real da planilha, tua produtividade vai às alturas.

Depende de se dedicar mesmo. Experimente os 21 dias que o livro “O Poder do Hábito” menciona – eles também transformam, mas isso é papo pra outra hora.

 

Faltam 3 minutos pra encerrar o 2º pomodoro de escrita deste post.

Vou revisar e ligar pro dentista.

 

Bjo e tudo de bom,

Cárlei Nunes

TAGS > , , , , , , ,

Publicar comentário