BLOG

 
bag-and-hands

Netnografia 2 – as fases

Oi :)

Pra realizar a pesquisa netnográfica, vale prestar atenção nas fases que o Kozinets nos apresentou nas suas primeiras publicações (parece que virão novidades por aí num novo livro). Sim, trata-se da ciência viva e seu conceito segue em construção

• Entrée cultural: inserção no meio através das comunidades e sites;

• Coleta e análise dos dados: a coleta pode ser de três formas (cópia das conversações nas comunidades online, observação das práticas comunicacionais dos membros das comunidades e dados levantados individualmente por meio de entrevistas)

• Ética de pesquisa: identificação do pesquisador como tal e objetivos da pesquisa – este aspecto, em alguns ambientes, se torna indevido.

• Feedback e checagem de informações com os membros das comunidades: ação que legitima e dá credibilidade ao trabalho.

O podcast que fizemos para o pessoal do Papo de Mídia é este aqui

 

 

Mais ou menos por aí :)

Pra consultar, texto de março de 2010, KOZINETS, Netnografia: a arma secreta dos profissionais de marketing.

Caso tenha interesse em conhecer uma pesquisa que fizemos com usuários de 4 marcas nacionais específicas de cosméticos, acesse este link no Pinterest. Qualquer hora dessas vai ter post sobre o assunto <3

bag-and-hands

 

TAGS > , , , , , ,

Publicar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.